Cobertura do SIEEX SBEM 2019

 

Confira os principais destaques do SIEEX 2019!

Nos dias 22 e 23 de março de 2019, foi realizado, em São Paulo, o SIEEX SBEM 2019 – Simpósio Integrado de Endocrinologia do Exercício –, pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Coordenado pelos Drs. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM; Clayton Macedo, presidente da Comissão Temporária para o Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte (CTEEE) da SBEM; e Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD, o SIEEX reuniu também membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), representados pelo Dr. Tales de Carvalho, e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), na figura de seu presidente, Dr. Fernando Torres, para conduzir discussões importantes acerca de como o exercício deve ser praticado de forma mais ampla, como ferramenta para as doenças cardiometabólicas, com enfoque especial no diabetes e no uso crescente de suplementos.

Abertura do SIEEX SBEM 2019 com Dra. Hermelinda Pedrosa, Dr. Clayton Macedo, Dr. Fernando Torres e Dr. Tales de Carvalho

A programação do evento, de grande aplicação prática na Endocrinologia e na Medicina do Esporte, reforçou a importância da medicina baseada em evidências por meio de palestras, apresentações de casos clínicos e debates sobre temas atuais, que impactam de forma direta a prática clínica e a saúde dos pacientes. Foi a oportunidade de expoentes do mais alto nível científico compartilharem seus conhecimentos e, principalmente, suas experiências em situações reais de consultório, estimulando interações com a plateia composta por mais de 300 médicos de todo o país.

São exemplos da diversidade de temas abordados o mundo do uso de suplementos, a perda e a manutenção de peso, o acompanhamento de atletas de alta performance, o estímulo à atividade física, a obesidade sarcopênica e a sarcopenia do paciente idoso, atletas transgêneros, diabéticos, uso do HCG e doping. Além disso, os palestrantes exploraram o momento para discutir a ética e a conduta questionável na área de fitness e mostrar que o consumo de anabolizantes é um problema grave e de saúde pública, reforçando o importante papel do médico como fonte de informação e difusão de boas práticas para a saúde.

Sala cheia e participantes atentos ao conteúdo, anotando, fotografando e participando com questões e debates

O grande ponto das sociedades envolvidas no planejamento do simpósio foi atrelar cada vez mais o esporte e a atividade física como instrumentos de prevenção e tratamento de doenças endócrino-metabólicas e cardiovasculares. Nesse sentido, o formato do SIEEX SBEM 2019 possibilitou o debate fundamental sobre diretrizes que visam orientar os profissionais de saúde quanto à sua postura diante da realidade, a fim de proporcionar referência consistente para demandas latentes da sociedade.

O encontro promoveu, ainda, a consolidação da Endocrinologia do Exercício dentro da especialidade, oferecendo aos participantes a chance única de discutir e se aprofundar em questões tão relevantes, sempre sob o prisma da medicina baseada em evidências.

Trazendo o ponto de vista de um paciente e de como é “viver e lidar com diabetes”, o SIEEX SBEM 2019 contou com um convidado especial, Bruno Helman, que deu um depoimento emocionante. Ele compartilhou com todos a sua trajetória desde o diagnóstico, como começou a se dedicar à corrida e como ela transformou sua vida, que ganhou em qualidade e motivação. Tal exemplo levou à criação do projeto “Correndo pelo diabetes”, para o qual já foi mobilizada pelo menos uma dezena de profissionais, dispostos a correr pela ideia por todo o Brasil.

Bruno Helman

Para dar ênfase à abordagem prática, os endocrinologistas Alexandre Hohl, Rodrigo Lamounier, Denise Franco e Yuri Galeno instigaram a plateia com a apresentação de casos desafiadores, abordando a evolução e a solução de casos clínicos que surgem no cotidiano do consultório, com comunicações curtas ao final de cada um deles, ampliando o espaço para o debate.

Dr. Rodrigo Lamounier e Dra. Denise Franco

 

Dr. Yuri Galeno e Dr. Alexandre Hohl

 

Foram tantas palestras de qualidade que é impossível reunir tudo por aqui – faremos um post para cada tema, destacando a participação de todos os convidados e detalhando as novidades.

Evidenciamos que a organização cumpriu seu papel de construir conhecimento diante de mitos e verdades, exaltar os desafios dos novos comportamentos e reforçar a necessidade de o médico estar sempre antenado.

Parabéns aos organizadores do evento pela excelência na escolha dos temas e dos palestrantes. O SIEEX SBEM 2019 foi um sucesso!!!

02/04/2019

0 responses on "Cobertura do SIEEX SBEM 2019"

Leave a Message


Contato Clannad:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

SBEM - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Rua Humaitá, 85, 5º andar - Humaitá - Rio de Janeiro/RJ
Contato: (21) 2579-0312 | secretaria@endocrino.org.br

top
2024 © Clannad Editora Científica